sábado, 6 de agosto de 2011

O SENHOR DOS EXÉRCITOS É O SEU NOME!


1 A- O Senhor Deus disse a Moisés que fizesse o povo de Israel fugir, pois assim endureceria o coração de Faraó, fazendo-o perseguir o povo de Deus. Assim Faraó preparou seiscentos carros e os melhores do seu exército para a perseguição.
2 A - No deserto Israel caminhava sob a direção de Deus através de Moisés. Porém, quando o exército egípcio se aproximou, o povo começou a blasfemar contra Deus e Moisés, que sabendo o plano divino, disse: "Não temais, esperais somente o livramento que o Senhor hoje vos dará. Hoje também podes estar nessa situação, mas saibas que:"
Parte Dir. Grupo A + Parte Esq. Grupo B - O Senhor peleja por vós.
12 A- Deus ordenou a Moisés que Israel marchasse e ao chegar em frente ao mar estendesse sua mão e o fendesse, fazendo com que o povo israelita passasse a pés enxutos. Logo após o Exército de Faraó adentrou no mar e quando o povo de Deus estava seguro, Ele, com seu total poder, fechou as muralhas d'água.
11 A- Moisés, maravilhado e grato por essa Benção Divina, escreveu um cântico ao Senhor. Receba a sua vitória agora e cante assim a Deus: "Canto ao Senhor porque se exaltou de grande maneira; O Senhor é a minha força e o meu cântico, Ele me foi por salvação; este é o meu Deus e o meu Pai, por isso o exaltarei.
PEA + PDB - O Senhor é Varão de Guerra.
TODOS - O Senhor é o Seu nome.
3 A- No Exército do Senhor é necessário pessoas que tenham qualidade e não uma grande quantidade de pessoas frágeis. Foi isso que Deus fez Gideão perceber quando ele escolheu trinta e dois mil homens e após vários testes restaram apenas trezentos valentes com os quais Gideão venceu os midianitas.
GRUPO B- O Senhor é contigo, varão valoroso!
10 A- Ele fez várias provas com o Senhor, recebeu as respostas e partiu para a batalha certo do triunfo.
TODOS- Firme um elo com Deus, cumpra sua parte e receba sua benção.
4 A- Um dos poucos homens que não viram a morte, o profeta Elias, com toda a ousadia divina, levantou uma peleja espiritual; reuniu 850 profetas contra si no monte Carmelo e disse: "Se o Senhor é Deus, segui-o, senão, segui a Baal." Após isso, permitiu aos seguidores de Baal, que o pedissem fogo do céu, e também pediu a Deus. Como Baal é morto e Deus é vivo, desceu fogo do céu, consumiu o holocausto e Elias juntamente com o povo matou os profetas.
PDA + PEB - Só o Senhor é Deus!
9 A- Todo o povo foi sabedor dessa grande vitória do Homem de Deus. Jezabel, que acolhia os profetas de Baal e Asera, começou a perseguir Elias que, pensando ser o último dos profetas, fugiu para o deserto. Deus foi ao seu encontro e tranquilizou-o, dizendo: saibas que existe em Israel sete mil homens que ainda não se prostraram perante Baal.
5 A- O sucessor de Elias, o profeta Eliseu, após ter salvo três reis e seus exércitos, ter aumentado o azeite , ter retirado a morte da panela da viúva e feito um machado flutuar da água, encontrou-se em um conflito com o exército Sírio, porém ele estava confiante e ciente do livramento divino.
8 A- Entretanto, o moço que o seguia não tinha a mesma visão de fé de Eliseu e ficou atormentado quando ao amanhecer, se viu junto ao seu senhor cercado por milhares de soldados. Neste instante, Eliseu pediu a Deus que abrisse os olhos do seu servo para que ele visse o socorro da parte de Deus.
GRUPO A- Se estás cercado de temores e inimigos, escute a Voz do Senhor!
GRUPO B- Não temas, porque são mais os que estão contigo do que os que estão com eles.
6 A- O homem de Deus tem que estar preparado para o momento da convocação para a batalha. E Davi, homem mui amado por Deus, vendo os insultos e escarnecimentos de Golias, o filisteu, contra o povo israelita não resistiu à vergonha do seu povo e, cheio da virtude divina, pediu autoridade ao rei Saul para lutar contra o gigante.
7 A- Saul permitiu que Davi fosse contra Golias e colocou-lhe a armadura real, com a qual Davi não pode movimentar-se. Foi, portanto, à peleja sem armadura material, porém revestido do poder de Deus. Assim, ao defrontar-se com o gigante foi menosprezado, pela sua estatura, porém repreendeu-o, dizendo:
GRUPO B- "Tú vens a mim com espada, lança e escudo, mas eu vou a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos Exércitos de Israel, a quem tens afrontado."
1 B- "Pois hoje mesmo o Senhor te entregará nas minhas mãos, ferir-te-ei e arrancarei a tua cabeça, e saberão que há Deus em Israel."
TODOS - "E toda congregação saberá que do Senhor é a guerra, e Ele entregará os inimigos na nossa mão."
2 B- Quando o inimigo avançou contra Davi, ele com autoridade dos céus, pegou uma pedra no alforje e com a funda arremessou-a, atingindo a fronte do filisteu, derrubando-o e logo após, cortando a sua cabeça.
PEA + PDB- Prostre o adversário aos seus pés e, com a sua espada, derrote.
3 B- Para vencermos as grandes batalhas devemos estar preparados como estes heróis da fé, a saber: Moisés, Gideão, Elias, Davi, que se dispuseram a lutar em nome do Senhor.
6 e 7 A- As guerras de conquistas são capítulos comuns da história, contudo, a guerra que o grande Jeová Samá proporciona é diferente, porque não temos de lutar contra a carne e o sangue, mas sim contra os principados, potestades, contra os príncipes das trevas deste século e contra as hostes espirituais da maldade.
1 e 2 B- Deus, no entanto, através da sua sobreexcelência grandeza e do seu poder sobre o seu povo, procura homens corajosos e fortes que venham a alistar-se para esta grande batalha.
1 PEX- Porém, há muitos de braços cruzados, outros que se acomodam só em estarem na igreja sentados, preocupados apenas com o bem estar; enquanto muitas almas choram aflitas à procura de soluções para os seus problemas. Todavia, a palavra de Deus revela Cristo como sendo o Único Salvador; mas, é preciso que alguém se disponha a levar esta verdadeira salvação.
TODOS- Se você foi escolhido por Deus, mova-se, aliste-se já!
2 PEX- Se eu sou um eleito de Deus, porque me pusilar, porque ficar sentado, cabisbaixo, cadeado na boca, enquanto o medo, o desespero, a morte hostilam as gentes. Sei que nada sou, mas se Deus é comigo, a quem temerei? De quem me recearei? Ele é o meu escudo e broquel. O Senhor é a minha força; e por amor a esta causa alvitro alistar-me neste exército.
GRUPO B- Quando o crente entrega-se inteiramente a Deus, o Senhor lhe exalta .
1 e 12 A- Se queres ser mais do que vencedor não temas as hostes espirituais da maldade, mas leve consigo a armadura e a fé.
3 PEX- Meu contato com Deus me faz reconhecer o que eu poderia fazer para Ele. Entretanto, o chamado de Deus, que revela especialmente seu caráter, é a manifestação do Seu Filho em mim, que tem evidentemente por consequência o servir como testemunha com autoridade. A vocação para o serviço do Senhor é o resultado de nossa obediência à manifestação de Jesus Cristo que percebo em mim e o eco da minha identificação com o caráter de Deus. Quero serví-lo porque o amo. Quando um filho de Deus me diz que não tem vocação para servir ao Senhor, então sei que o Senhor Jesus ainda não se manifestou a ele. Pois o servir é o transbordar do abundante amor de Deus.
GRUPO B- O homem que se aproxima de Deus sente-se feliz.
5 e 8 A- O homem sem Deus é um homem derrotado; mas, se este decide-se para Cristo ele não se sente mais vencido e sim vitorioso.
TODOS- Para obtermos vitória temos que andar em sinceridade com Deus.
2 e 11 A- Jó era um homem temente ao Senhor, por isso sua vitória foi certa.
4 e 9 A- Ana orou ao Senhor e seu pedido foi atendido.
3 e 10 A- Em tudo podemos ver a mão do Todo-poderoso. Quando depositamos a nossa fé no Senhor, tudo transforma-se em gozo. Portanto, entregue-se para Cristo e sinta agora a virtude do seu Espírito e como prova dessa aliança, faça a Deus uma oração.
4 PEX- Senhor, neste momento faço a ti essa humilde oração. Permaneça em mim, oh! Deus, não me deixes sozinho. Eu bem sei que estou limpo pela palavra que me tens falado. Permaneça em mim, oh! Meu Pai, para que eu possa seguir este caminho, e enquanto eu viver aqui quero dar bons frutos, pois bem sei que no fim receberei meu galardão. Todavia, Senhor, segura em minhas mãos, não me deixes cair, faze-me sentir o teu poder e a tranquilidade da tua presença. Quero sempre ser ovelha do teu rebanho e como ovelha quero ser fiel a ti, te adorar, te amar e te servir. Jamais quero vagar junto a rebanhos estranhos, pois só em ti encontro refúgio e prazer. Não desejo, Senhor, jamais sair desse Exército tão valente onde tú és o Comandante.
HINO - OPCIONAL.
PEX (1 a 4ª) - De Gênesis a Apocalipse podemos ver nos nomes atribuídos ao Senhor, a demonstração da sua Glória, do seu Poder e do seu Amor por nós.
Em Gênesis, Ele é o Criador;
Em Êxodo, Ele é o Libertador de Israel;
Em Levítico, Ele é o nosso sacrifício pelo pecado;
Em Números, Ele é o Deus da nossa cura e redenção;
Em Deuteronômio, Ele é o verdadeiro profeta;
Em Josué, Ele é o Senhor da conquista e da nossa salvação;
Em Juízes, Ele é o nosso Juiz e Libertador;
Em Rute, Ele é o nosso parente resgatador;
Em Samuel, Reis e Crônicas, Ele é o nosso Rei;
Em Esdras e Neemias, Ele é o nosso Restaurador;
Em Ester, Ele é o nosso Advogado;
Em Jó, Ele é o nosso Redentor que vive;
Em Salmos, Ele é o nosso Socorro e Alegria;
Em Provérbios, Ele é o Deus da Sabedoria;
Em Eclesiastes, Ele é o Alvo Verdadeiro;
Em Cantares de Salomão, Ele é o Esposo Amoroso;
Em Isaías, Ele é o Messias que há de vir;
Em Jeremias e Lamentações, Ele é o Renovo da Justiça;
Em Ezequiel, Ele é o Deus das Visões;
Em Daniel, Ele é a Pedra que esmiuça;
Em Oséias, Ele é Deus e seu Amor é Redentor;
Em Joel, Ele é o Deus da Sentença;
Em Amós, Ele é o Divino Salvador;
Em Obadias, Ele é o nosso Salvador;
Em Jonas, Ele é a nossa ressureição e a vida;
Em Miquéias, Ele é a Testemunha contra as nações rebeldes;
Em Naum, Ele é a Fortaleza no Dia da angústia;
Em Sofonias, Ele é o Senhor Zeloso;
Em Ageu, Ele é o Desejado de Todas as Nações;
Em Zacarias, Ele é o Renovo de Justiça;
Em Malaquias, Ele é Deus Tremendo;
Em Mateus, Ele é o Messias Prometido;
Em Marcos, Ele é o Servo de Deus;
Em Lucas, Ele é o Filho do Homem;
Em João, Ele é o Filho de Deus;
Em Atos, Ele é o Senhor Redivivo;
Em Romanos, Ele é a Justiça nossa;
Em 1º Coríntios, Ele é o Senhor nosso;
Em 2º Coríntios, Ele é a Nossa Suficiência;
Em Gálatas, Ele é o Libertador do Jugo da Lei;
Em Efésios, Ele é o Nosso Tudo em Todos;
Em Filipenses, Ele é o Deus da Glória;
Em Colossenses, Ele é a nossa Vida;
Em 1º e 2º Tessalonicenses, Ele é Aquele que há de vir;
Em 1º e 2º Timóteo, Ele é o Nosso Exemplo;
Em Tito, Ele é o Deus Instrutor;
Em Filemom, Ele é o Nosso Senhor e Mestre;
Em Hebreus, Ele é o Nosso Sacerdote;
Em Tiago, Ele é o Deus das Boas Obras;
Em 1º Pedro, Ele é a Pedra Angular da Fé;
Em 2º Pedro, Ele é a Nossa Força;
Em 1º, 2º e 3º João, Ele é a Verdade e o Caminho;
Em Judas, Ele é o Nosso Protetor;
Em Apocalipse, Ele é o Leão da Tribo de Judá; o Alfa e o Ômega; O Princípio e o Fim; O que é, o que era, e o que há de vir; E no seu vestido e na sua coxa tem escrito esse nome: Rei dos reis e Senhor dos Senhores.
TODOS - O SENHOR DOS EXÉRCITOS É O SEU NOME!
Obs.: Pessoa externa. Entra no jogral a partir da 1ª fala de cada uma delas.
                                                                                                                              Irmã;marta

Nenhum comentário:

Postar um comentário