domingo, 7 de agosto de 2011

O QUE SE FARÁ AO HOMEM DE CUJA HONRA O REI SE AGRADA?



Voz Oculta: Vivemos num mundo em que todos querem ser honrados. Todos querem ter posições de destaque e estar acima dos outros. Mas a palavra de Deus nos ostra que para sermos honrados, temos que ser humildes. A Bíblia está cheia de exemplos de pessoas que foram honradas por Deus, não porque confiavam em si próprias, mas porque deixaram que Deus aparecesse em suas vidas. Como está a sua vida hoje? Será que Deus se agrada dela? A vontade de Deus é te exaltar e te pôr por cabeça, mas como deve ser o adolescente de cuja honra Deus se agrada?

1 – Um adolescente de cuja honra Deus se agrada é como José, que permaneceu firme ao Senhor, mesmo quando parecia que Deus não estava por perto! A situação de José era difícil: ele era um jovem, que tinha recebido revelações de Deus, mas agora tinha sido vendido pelos seus irmãos aos estrangeiros, que por sua vez o venderam no Egito. Talvez ele estivesse decepcionado com Deus ao pensar que aquelas promessas não se cumpririam em sua vida e achasse que era melhor entregar-se aos desejos da carne. Mas ele não foi assim. Ele permaneceu fiel ao seu Deus, mesmo naquela situação! Preferiu ser caluniado e lançado na prisão do que negar ao seu Deus cometendo pecado. Por isso, Deus o exaltou e o colocou no lugar de vice-rei do Egito. E é isso que Deus quer fazer como aquele de cuja honra se agrada!

2 – Um adolescente de cuja honra Deus se agrada deve ser também como Samuel. Mesmo ainda sendo muito novo, Samuel foi levado para ser criado no Tabernáculo pelo Sacerdote Eli. Mas mesmo estando num lugar santo, passou situações difíceis também, pois Samuel tinha maus exemplos dentro da Casa de Deus! Ele foi criado com os filhos de Eli, os quais eram chamados Filhos de Belial! E Samuel não seguiu aqueles maus exemplos, ele foi diferente! Samuel manteve o seu compromisso com Deus, mesmo entre pessoas que viviam da palavra do Senhor e a desprezavam! Por isso, Deus o levantou como profeta no meio do seu povo. E enquanto todos dormiam, antes que a lâmpada de Deus se apagasse, ele pôde ouvir a voz do Senhor a lhe dizer: Samuel, Samuel! E ele respondeu: Fala, Senhor, porque o teu servo ouve!

3 – Se quisermos ser honrados por Deus, devemos também ser como Davi: forte e valente, homem de guerra, sisudo em palavras e de boa aparência; e o Senhor era com ele. Num mundo que jaz no maligno, com tanta mentira e destruição, precisamos ser fortes e valentes, embora as dificuldades venham. Alguém te persegue, humilha e até mesmo te despreza porque és diferente? Não te preocupes, o importante é que Deus seja exaltado na tua vida! Permanece fiel ao Senhor, suporta as humilhações e quando chegar o tempo de Deus, nada, nem ninguém, impedirá de estares no lugar de honra que Deus reservou para ti! Nenhum gigante ficará de pé ante a tua presença! Os demônios fugirão assim como o espírito mal que vinha sobre Saul, quando Davi tocava a sua harpa. Permanece fiel, pois Deus que exaltou a Davi e a Mardoqueu quer exaltar a ti também!

4 – Mas Deus não exaltou apenas a Mardoqueu, exaltou também a sua sobrinha Ester Mesmo em terra estranha, criada pelo seu primo e estando no palácio à espera da escolha do Rei, ela não se portou como as outras moças que estavam ali. Ester foi diferente! E foi nessa diferença que Deus trabalhou! A Bíblia diz que ela achava graça ante todos os que a viam e até o Rei, amou-a mais do que todas as outras e a fez Rainha em lugar de Vasti! E Deus também tem um lugar de destaque para você, basta que você honre a Deus com sua vida, com sua simplicidade onde quer que você esteja neste mundo! Deus te colocará por cabeça e não por cauda sempre que obedeceres á sua voz e cumprires com os seus mandamentos! Ele ainda te diz nesta noite: "Não temas, pois, porque estou contigo; Visto que foste precioso aos meus olhos, também foste honrado, e eu te amei, assim dei os homens por ti, e os povos pela tua vida".

5 – Num mundo de tantas ofertas e manjares profanos, se quisermos ser honrados por Deus temos que ser como Daniel! Mesmo ali na Babilônia, longe de seus pais e da sua terra, ele permaneceu fiel ao Senhor e não se contaminou com o manjar do rei! E ele ficou só nisso? Não! Pois quando o jovem honra a Deus com a sua vida, Deus lhe honra também! Daniel foi exaltado acima de todos os sábios de Babilônia, porque Deus era com ele! Queres ser levantado como cabeça? Mantém firme o teu propósito com Deus e Ele te exaltará! Rejeita as drogas, o álcool, os vícios! São armas do adversário para escravizar a tua alma, mas tu já fostes liberto pelo Sangue de Jesus! A tua salvação custou um alto preço! Não desprezes o sacrifício de Cristo por ti! Não troques os excelentes planos de Deus para tua vida, pelos prazeres momentâneos deste mundo que irão te levar à destruição! Humilha-te debaixo da potente mão de Deus e Ele te exaltará!

6 – Para sermos honrados por Deus, temos que honrar aquilo que ele nos tem dado. Infelizmente, muitas pessoas não dão o devido valor àquilo que Deus lhe deu e por isso, são penalizados! Esaú não deu valor à sua primogenitura e depois, não lhe foi achado lugar de arrependimento, ainda que com lágrimas o buscou. Sansão não deu valor aos dons que Deus lhe Deus e por isso, terminou a vida cego e humilhado pelos filisteus. Saul rejeitou a sua confiança em Deus e por isso, Deus lhe tirou o reino e o entregou a Davi! E você, será que não está desprezando os dons que Deus tem te dado? Tem valorizado a sua salvação? A sua vida de comunhão com Deus? Não troque isto por nada, pois o final será de honra e glória pra ti. O conselho de Deus nesta noite é: Não desprezes o dom que há em ti!

7 – Assim como muitos jovens na Bíblia, muitas vezes não entendemos a vontade de Deus para nós. E é exatamente nesses momentos que precisamos confiar no Senhor e nas suas promessas, pois Ele é fiel e a sua vontade é boa, perfeita e agradável! Se tudo parece contrário, lembra-te das palavras do Senhor! O caminho fica cada vez mais estreito? Não temas, Cristo te carregará nos seus braços amorosos! Tão somente, firma-te na Palavra do Senhor. Quem a esconde no coração, não peca contra o Senhor! Ela é a lâmpada para os nossos pés e a luz para o caminho! Somente assim, poderás experimentar qual a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Cabe a cada um de nós estar pronto, buscando ao Senhor de todo coração, vivendo em santidade mesmo em meio a um mundo corrompido e, quando menos esperarmos, estaremos no lugar de honra determinado por Deus e o seu nome sendo glorificado em nossas vidas!

8 – E assim Deus tem feito a esta União de Adolescentes: muitas lutas e dificuldades têm se levantado; O inimigo furioso, querendo destruir a obra de Deus, mas o Sangue de Jesus tem poder! Ele é que tem nos sustentado com sua potente mão e nos tem dado vitória em casa, nos estudos e onde passamos! Grandes livramentos, Batismos com Espírito Santo, Salvação, Libertação e bênçãos grandiosas o Senhor tem dispensado. Tudo isso, porque nós o honramos com nossas vidas! O mundo está a oferecer prazeres e ilusões passageiras, mas nós permanecemos no Senhor, esperando a nossa redenção, aquele dia em que finalmente o encontraremos face a face e seremos como Ele é! E se você não encontrou com Jesus ainda, não perca tempo, venha nesta noite! O caminho é espinhoso, mas o final é glorioso, pois Jesus promete estar conosco em todos os momentos e ele é que nos honra onde quer que estejamos!

Todos: O que se fará ao homem de cuja honra o Rei se agrada?

Ore, jejue, decore e compareça aos ensaios.
Sua dedicação – a garantia de sua participação. Sua participação – a garantia de Deus operar em sua vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário