sexta-feira, 19 de agosto de 2011

NÃO TE MANDEI EU? ESFORÇA-TE E TEM BOM ÂNIMO!

1 – “Não to mandei eu? Esforça-te e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares!” Fazer a obra de Deus, nem sempre é tão fácil! Muitas vezes, a missão é espinhosa e o caminho é estreito, mas ele promete estar conosco por onde quer andemos. O mundo jaz no maligno e isso torna ainda mais difícil fazer a vontade do Senhor, mas Deus não nos deu um espírito de temor, e sim de poder. E folheando as páginas da Bíblia, podemos ver que os grandes homens de Deus, mesmo passado por momentos de fraqueza, não temeram, mas entregaram-se totalmente nas mãos de Deus e foram vitoriosos!

T – Não te mandei eu? Esforça-te e tem bom ânimo!

2 – Moisés foi um grande homem de Deus, um homem que Deus escolheu desde o ventre de sua mãe para libertar os israelitas do Egito. Porém, ao ouvir o chamado de Deus, ele se sentiu incapaz e disse: Ó Senhor, eu nunca fui eloqüente, pois sou pesado de boca e pesado de língua. Mas o Senhor lhe respondeu dizendo: “EU SOU O QUE SOU, o Deus de teus pais. Vai, pois agora, e eu serei com a tua boca!” E Moisés libertou o povo do Egito, operando sinais e maravilhas, pois quando o Senhor manda, ele se responsabiliza! Você pode até dizer que não sabe falar, mas o Deus que está contigo, ele te diz nesta noite: “Abre bem a tua boca e ta encherei!”

3 – Quando o povo de Israel estava perto de entrar na Terra de Canaã, chegou o tempo de Moisés terminar os seus dias sobre a terra e Deus levantou a Josué para dirigi-los naquela grande conquista. E a Bíblia nos mostra que Josué era um homem de grande coragem, que já tinha conquistado grandes vitórias para o povo, que confiava que o Senhor lhes daria aquela terra e também era cheio do Espírito de Deus! Mesmo assim, ele temeu, porém o Senhor lhe disse: “Eu serei contigo, não te deixarei, nem te desampararei!” E confiante nessa palavra, Josué foi um grande vencedor. Deus também tem te chamado para fazer a obra. Não pasmes, nem te espantes, porque Ele é contigo!

4 – Quando os midianitas dominavam sobre Israel, o povo se encontrava distanciado de Deus, mas o Senhor encontrou a Gideão, um moço prudente, que estava malhando trigo num lagar, para escondê-lo dos midianitas e disse o Anjo do Senhor a Gideão: O Senhor é contigo varão valoroso! Mas Gideão, também se achou inadequado para uma missão tão grande como aquela e deu várias desculpas ao Senhor: Eu sou o menor, minha família é a mais pobre, não tenho condições!... Mas o Senhor lhe disse: “Certamente eu serei contigo: vai nesta tua força e livrarás a Israel das mãos dos midianitas!” E o Espírito do Senhor revestiu a Gideão e ele, com apenas 300 homens, venceu os midianitas. Então, porque se desculpar? O Deus que te escolheu, ele te capacitará e te encherá do seu Espírito Santo e tu verás a grande obra que ele fará através de tua vida!

5 – Mas, quem sabe, você esteja nesta noite como o profeta Elias. Elias foi um grande homem de Deus: fez descer fogo do céu, reteve a chuva sobre a terra, matou 850 profetas pagãos, porém foi esconder-se numa caverna com medo de Jezabel, que ameaçou tirar-lhe a vida. E naquele estado de depressão, chegou até mesmo a pedir a morte, mas Deus lhe disse: “Que fazes aqui a Elias? Volta o teu caminho e faze a obra!” E nesta noite, Deus quer que você saia da caverna do medo, da timidez, da acomodação e venha fazer a obra, pois grande é a seara e poucos são os ceifeiros!

6 – Quando Deus chamou o profeta Jeremias, ele disse a mesma coisa que muitas pessoas ainda hoje dizem: “Ah, Senhor, eis que eu não sei falar porque sou uma criança!” Mas o Senhor lhe disse: “Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o Senhor, onde quer que eu te enviar, irás e tudo quanto te mandar falarás!” E assim, Jeremias encheu-se de coragem para falar a Palavra de Deus. Foi desprezado, maltratado, caluniado e até mesmo levado ao calabouço, mas nunca deixou de entregar a mensagem de Deus ao povo! E Deus também quer usar a você, jovem, a você, novo convertido, que pensa ser uma criança, pois o Deus que se utilizou de Jeremias, se utiliza de você também! Tão somente esforça-te e tem bom ânimo!

7 – Paulo, o grande perseguidor da Igreja, também foi escolhido por Cristo para anunciar o evangelho aos gentios. Foi um homem de grande coragem, cheio do Espírito Santo e de poder. Enfrentou perseguições, calúnias, foi apedrejado, mas tinha em seu coração as palavras do Senhor dizendo: “Não temas, mas fala, e não te cales. Porque eu sou contigo, e ninguém te fará mal”. O crente que tem esta certeza consigo, não teme as afrontas do adversário, ele é forte e corajoso e onde que o Senhor o envie, ele vai. E ainda que seja lançado na prisão, Deus envia um terremoto para libertá-lo! Jovens, irmãos, Igreja do Senhor, não temais, porque o Senhor está convosco!

8 – Mas o grande exemplo que temos que seguir é o exemplo daquele que veio cumprir a maior missão de todos os tempos. Ele, de quem Isaías escreveu: “O Espírito do Senhor Jeová está sobre mim, porque o Senhor me ungiu a pregar boas novas aos quebrantados e enviou-me a curar os quebrantados de coração.” Ele, que ainda nos instantes de maior agonia chegou a dizer: Pai, passa de mim este cálice sem que eu beba...” Mas ele não desistiu, ele veio para cumprir a ordem do Pai e disse: “Todavia, não se faça a minha vontade, mas a tua vontade!” Jesus, o nosso Redentor, ele não temeu o império romano, não temeu a força do judaísmo, até mesmo a morte ele enfrentou, para salvar a minha e tua alma. E ele mesmo nos prometeu que estará conosco todos os dias. Então, não podemos desistir, não podemos recuar, mas temos que ser fortes e Ter bom ânimo, pois o mesmo Espírito que ungiu a Cristo, é o mesmo que está sobre nós nesta noite! Levanta-te! Vê os campos que estão brancos para a ceifa, os dias estão se findando! Esforça-te, tem bom ânimo e faze a obra!


1 – Sai pelos caminhos e valados e força-os a entrar para que a minha casa se encha!
2 – Não há mais tempo a perder e Deus conta contigo: esforça-te!
3 – Se como Gideão, achas que és pequeno, confia no Senhor e Ele te fará grande!
4 – Vem ingressar nas fileiras missionárias e sai em busca das almas que estão a perecer!
5 – O Senhor é contigo, esforça-te e faze a obra!
6 – E como Neemias, faze a obra de Deus, restaurando vidas que estavam destruídas.
7 – Sem temer as barreiras, as dificuldades e as lutas, proclama o Evangelho a toda a criatura!
8 – Não temas e não te espantes, porque o Senhor está conosco!

T – NÃO TE MANDEI EU? ESFORÇA-TE E TEM BOM ÂNIMO!

Leia, ore, jejue, decore e compareça aos ensaios: a sua dedicação é muito importante para a obra de Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário