sábado, 6 de agosto de 2011

NÃO DESPREZES O DOM QUE HÁ EM TI!





Voz Oculta: Vigiai, pois, porque não sabeis nem o dia nem a hora. Porque é assim como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes entregou os seus bens: a um deu cinco talentos, a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade; e seguiu viagem. Ora, depois de muito tempo veio o senhor daqueles servos, e fez contas com eles.

1 – Querida Igreja, queridos adolescentes. Esta passagem bíblica não é uma simples história ou um conto qualquer que pode ser descartado. Esta é a história que Deus escreveu para mim e para você e o seu maior desejo é que esta história tenha um final feliz! Assim como aqueles homens receberam talentos, cada um de nós recebeu dons do Senhor Nosso Deus. Alguns mais, outros menos, mas o fato é que todos receberam e o que menos recebeu, recebeu um. E a pergunta para nós nessa noite é: O que temos feito com os dons que Deus nos deu? Temos exercitado? Temos desenvolvido? Ou temos desprezado aquilo que Deus nos tem dado? A advertência de Paulo a Timóteo também é a mesma para nós nesta noite:

Todos: Não desprezes o dom que há em ti!

2 – A vida é o primeiro dom que recebemos do Senhor. Quando fomos gerados e ainda os nossos ossos estavam se formando, Ele já olhava para cada um de nós de forma especial e dizia: Tenho um plano para ti! Tua vida é especial para mim! Quero que glorifiques o meu nome em cada ato teu, em cada palavra tua. Infelizmente, muitas pessoas tem desprezado esse grande dom de Deus e tiram suas vidas de maneira atroz. Outros desprezam esse dom vivendo-a de maneira dissoluta, como se um dia não fossem estar perante o Justo Juiz! A tua vida é um dom de Deus! Por mais difícil que ela seja, nunca penses em tirar a tua própria vida, pois o caminho de Deus para ti é excelente e o Espírito Santo está contigo para te ajudar e te guardar! Pode parecer que não há uma saída, mas o teu final será um final feliz, de bênção e de paz! Tão somente, não desprezes esse dom que Deus te deu!

3 – Na Bíblia, encontramos vários exemplos de pessoas que receberam dons de Deus. Alguns que até nem sequer pensaríamos terem sido dados por ele. Bezalel é um grande exemplo. Quem diria que o seu talento vinha de Deus? Mas o próprio Deus disse a Moisés: “Eis que eu tenho chamado por nome a Bezalel, e o enchi do espírito de Deus, no tocante à sabedoria, ao entendimento, à ciência e a todo ofício, para inventar obras artísticas, e trabalhar em ouro, em prata e em bronze, enfim para trabalhar em todo ofício”. Veja só que privilégio! Deus o chamou pelo seu nome! E Deus também tem te chamado para trabalhar em sua obra. Talvez você não saiba fazer tudo, mas aquilo que Deus tem te ensinado: faça! O que ele tem proposto em teu coração: faça! Seja útil na obra de Deus e Ele te recompensará: não desprezes o dom que há em ti!

4 – Davi foi um jovem que recebeu variados dons de Deus e ele aproveitou a todos! Davi foi músico, inventor de instrumentos, pastor de ovelhas, guerreiro e um homem cheio de inteligência e do Espírito de Deus! Muitas vezes nos limitamos e achamos que só temos talento para uma coisa, mas Deus pode fazer em nós muito mais do que pedimos ou pensamos: devemos louvar com o coração cheio de alegria, mas se podemos fazer mais, façamos mais! Busquemos mais a presença de Deus e a sua glória e Ele nos mostrará o caminho que devemos seguir. Louva ao Senhor de todo coração e através do teu louvor, Ele operará maravilhas: libertação, batismos, curas divinas! Tudo isso Deus pode fazer, basta que eu e você não desprezemos o dom do Senhor!

5 – Ester foi uma moça que também não desprezou o dom que Deus lhe tinha dado. Ela era apenas uma moça hebréia cativa no reino de Assuero, mas quando chegou a ordem para que as moças se apresentassem para serem escolhidas pelo rei, Ester estava lá! E ela não desprezou a beleza que Deus lhe deu trocando-as pelos enfeites do mundo de sua época. Ester permaneceu na sua pureza e simplicidade e Deus lhe honrou lhe concedendo não apenas um casamento, mas o casamento com o Rei! Aquela moça que não desprezou o dom de Deus, foi elevada à condição de rainha! E Deus quer e pode fazer o mesmo contigo! Permanece na vocação que foste chamado. Não te desvies do caminho, nem da Palavra de Deus, pois o Senhor quer e vai te exaltar como cabeça. Não desprezes o dom que há em ti!



6 – Já um homem que desprezou o dom de Deus, como todos sabem, foi Sansão. Sansão foi escolhido desde o ventre de sua mãe, a qual nem sequer podia ter filhos! Deus o separou e revestiu de uma força descomunal, na qual era usado quando o Espírito do Senhor vinha sobre Ele. Mas o caminho de Sansão foi cada vê mais difícil: desprezou o voto que tinha feito; desprezou o segredo de Deus contando-o às suas mulheres e vivendo uma vida cada vez mais dissoluta. Até que por fim foi entregue aos seus inimigos, tendo sido cegado e humilhado por eles. Mas não é esse o plano que Deus tem pra ti. O Justo Juiz está vindo e ele vai cobrar de cada um o que foi feito do seu talento. O preço de Sansão foi muito caro, será que estás disposto a pagar tão alto também? Desce na presença de Deus! Entrega a tua vida totalmente nas mãos do Senhor e Ele realizará em ti os seus planos, mas não desprezes o dom que Ele te deu!

7 – A confiança que temos em Deus também é um dom que não deve ser desprezado! Embora tudo pareça estar errado, a nossa fé e nossa confiança em Deus não devem ser abaladas. Ananias, Misael e Azarias foram tentados a desprezar a sua fé no seu Deus, mas permaneceram fiéis! Eles ficaram firmes mesmo quando todo o povo se prostou! Preferiram entregar seus corpos ao fogo, mas não se prostaram! Foram lançados na fornalha de fogo ardente, mas Deus também entrou com eles na fornalha e nem sequer um só fio de seus cabelos foi queimado! O mundo é uma fornalha que queima, aquecida pelo inferno e muitos têm sido consumidos por esse fogo, mas o Sangue de Jesus tem poder sobre as nossas vidas! A vontade de Deus é que você permaneça firme e seja qual for a fornalha da aflição em tua vida, Deus entrará contigo e te livrará, dando-te vitória em todas as coisas!

7 – E ainda hoje, Deus procura instrumentos para a sua obra! Ele está à procura de jovens como Timóteo, que numa sociedade corrompida e perversa como a romana naqueles dias, permaneceu firme na Palavra de Deus, nos ensinamentos que recebeu da sua mãe e da sua vó, por isso, pôde ser um instrumento de Deus naqueles dias! E Deus também quer te usar, caro adolescente! Ele te diz nesta noite: “Não desprezes o dom que há em ti. Guarda o bom depósito pelo Espírito Santo que habita em nós”. Alguém pode até te desprezar, não te dar valor por seres tão jovem! Mas não despreze a sua mocidade! Deus tem planos especiais para ti, mesmo como tua pouca idade. Sofre as aflições como bom soldado de Cristo e fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus e assim como ele fez com Timóteo fará na tua vida também. Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado! Não te conformes com este mundo!

8 – E o dia do acerto de contas está chegando! O Juiz está às portas e vem com o seu galardão para dar a cada um segundo a sua obra! O que tens feito com o talento que o Senhor te entregou? Quando Ele voltar o que receberá da tua mão? Será que o dom está sendo desenvolvido ou está enterrado? Onde está a tua voz no grande coro que louva a Deus? E a pregação da Palavra? E a ajuda aos necessitados? A oração por aqueles que o Senhor tem te mostrado? Na casa de Deus há trabalho para todos e, com certeza, você se encaixa em algum lugar. Não se deixe intimidar pelas afrontas do adversário, nem se deixe seduzir pelas ofertas do mundo. Hoje é o dia que Deus te diz que tu és importante para Ele e que o dom que Ele te deu deve ser utilizado para o engrandecimento do seu reino na terra! Dispõe-te hoje e não esqueças:

Todos: Não desprezes o dom que há em ti!

Nenhum comentário:

Postar um comentário