domingo, 7 de agosto de 2011

HÁ ESPERANÇA PARA A ÁRVORE CORTADA


Entra uma adolescente falando consigo mesma e chorando:

1 – Mais um dia se passando e eu aqui nessa situação. Até quando ficarei assim? Os dias se passam e nada muda! Quando sairei dessa situação? Porque quando eu mais preciso nada dá certo? Onde está Deus? (Olha para cima) Senhor, não me ouves? Estou só! Para mim não há mais esperança! Quem me dera nunca ter nascido! Na realidade, deveria mesmo tirar minha própria vida! De que adianta viver assim? Preciso de ajuda, mas olho para todos os lados e me vejo só. Não há ninguém que possa ajudar-me... Para mim... Para mim não há mais esperança!

(O 2 deve entrar enquanto a 1 fala e deve ficar em algum lugar de onde a igreja veja que ele está observando a 1 em seu monólogo... quando a 1 termina, ele começa a falar).

 2 – O que está havendo, _____________? Você não me parece bem. Estava te ouvindo falar e senti dor em suas palavras... Por que tanta tristeza?

1 – Ah, __________, estou mesmo triste. Estou numa situação que ninguém pode me ajudar! E até onde eu sei, ninguém quer me ajudar! Procuro amigos, família, até mesmo a Deus, mas ninguém aparece! Estou só... Tenho chorado noite e dia, procuro saída e não encontro! Para mim não há mais esperança!

2 – Não pense assim, _____________! Você está no lugar que Deus determinou! Em meio a toda essa provação, Deus está te preparando para algo especial. Na sua palavra, ele nos mostra que há esperança até para uma árvore que for cortada, pois ao cheiro das águas se renovará e nunca cessarão os seus renovos! Deus quer te fazer uma árvore nova e viva! Com os grandes homens e mulheres de Deus também aconteceu assim, mas todos eles foram vitoriosos! (falando para a personagem que vai entrar) Sara! Diz-nos, Sara, há esperança para _____________?

Sara – Sim, com certeza há esperança! Eu também pensava que para mim não havia esperança! Sabe, eu era estéril e isso era sinal de opróbrio e até mesmo de desprezo de Deus. Quantas angústias e humilhações eu sofri! Abraão era um bom marido, éramos ricos, mas eu queria tanto ter um filho! Como meu coração me doía quando via as minhas próprias servas amamentando seus bebês e eu ali... Como uma árvore seca! Mas lembro-me bem do dia em que o próprio Deus esteve em nossa tenda e disse ao meu senhor Abraão: “Certamente voltarei daqui a um ano e Sara, tua mulher, dará à luz um filho!” Sabe quantos anos eu tinha? Oitenta e nove! Eu tinha 89 anos! Mas o Deus que fez a promessa é fiel e, dentro de um ano, eu estava amamentando o meu Isaque. E Deus tirou o meu opróbrio, a minha angústia, a minha aflição! Não temas, querida adolescente, assim como houve para mim, Há esperança pra você!

2 – José! Fala-nos, José, onde está a nossa esperança?

José – A nossa esperança está em Jeová Shamá, o Senhor que está presente em nossas vidas! Ah, querida jovem, muitas vezes eu também me senti como você está hoje! Quantas interrogações se passavam em minha mente. Deus havia me mostrado em sonhos que um dia eu seria grande e que até minha família se curvaria diante de mim. E como ele é fiel, cumpriu com o que prometeu. Mas para que essa promessa fosse cumprida, longa e difícil foi a estrada onde caminhei! Eu, jovem, com apenas 17 anos, fui tirado da minha família pelos meus próprios irmãos e vendido duas vezes a estrangeiros. Mas Deus esteve comigo! Onde eu colocava a mão, Ele fazia prosperar. Ainda assim, fui caluniado e fui lançado numa prisão. Senti-me só, esquecido e abandonado, parecia mesmo que nenhuma daquelas promessas se cumpriria. Mas foi de lá da prisão, do fundo do poço que Deus me tirou e me colocou no lugar de vice-rei do Egito! O que estás passando hoje é a estrada de Deus para ti! Vai seguindo sem desanimar, pois o final será glorioso para ti!

2 – Está vendo, __________________? Sempre há esperança. Veja ainda o exemplo de Noemi.

Noemi – Sim, _________________, no Redentor de Israel, sempre há esperança! Quando as coisas ficaram difíceis em Israel, meu marido, eu e meus filhos fomos peregrinar na terra de Moabe, contrariando as ordens de Deus. Lá, o preço que pagamos foi caro: meu marido morreu e meus filhos também. Ah, como tudo aquilo me doía. Eu me via sem esperança, naquela terra estranha. Mas Deus é bom e misericordioso e me deu uma nora, que foi o meu consolo. Deus também tem amigos preparados para ti. Ele não te deixa só um minuto, está contigo em todos os lugares e em todas as situações. Ainda que tudo esteja tão difícil, nunca queiras ser chamada de Mara, como eu quis ser chamada por causa da minha amargura. Alegra-te, canta ao Senhor! Ele transformará a tua tristeza em alegria, pois ele é a Esperança do seu Povo, Ele é a tua Esperança!

2 – Deus está presente em todos os momentos, ______________. Até mesmo se fores desobediente, Ele ainda assim, mantém a sua misericórdia!

Jonas – É isso mesmo! Querida adolescente, eu fui um rebelde às ordens de Deus. Quanto me arrependo disso... Mas eu o louvo, pois só ele poderia ter tido misericórdia de mim. Quando fui enviado a pregar na cidade de Nínive, eu não quis, e acabei rumando para Társis. Eu estava tão cego pela desobediência, que acabei indo dormir no porão do navio, achando que Deus tinha se esquecido de mim, mas eis que Ele enviou uma grande tempestade e eu acabei sendo jogado no mar pelos marinheiros. Esperava que ali estivesse a minha solução, na morte. Mas Deus enviou um grande peixe o qual me tragou! E foi ali, ali no ventre do peixe, submerso pelas ondas, na escuridão do abismo dos mares, que eu percebi o quanto Deus me amava! Ele não quis tirar-me a vida, mas deu-me uma nova chance, uma nova chance de obedecer, uma nova chance de ser útil, uma nova chance de ser feliz! Por isso o louvo, porque Ele, somente Ele, é a minha única esperança!

2 – O teu sofrimento, ____________, tem solução. Jesus é a solução para os nossos problemas e a vida que precisamos. E se tu estiveres doente, Ele é o Médico dos Médicos!

Mulher do Fluxo – Sim. Jesus, a nossa Esperança, é a saúde das Nações! Eu posso testificar, pois ele me curou! Passei 12 anos da minha vida com um fluxo de sangue e consumi todos os meus bens tentando me ver livre daquele mal, mas nada consegui. Que sofrimento terrível! Eu não podia me aproximar de ninguém, pois, por causa da doença, era considerada imunda e imundo se tornava todo aquele que me tocasse ou a quem eu tocasse. Você imagina a solidão que eu passei? Nem meus próprios parentes eu podia tocar! Mas um dia ouvi falar de Jesus e meu coração se encheu de fé. Ele era a minha solução, mas eu também não podia tocá-lo... Mas eu cri que, se tocasse ao menos na ponta de suas vestes, ficaria curada. E eu o busquei, rompi uma enorme multidão que o cercava e toquei em suas vestes! Naquele momento fiquei curada, meu sangue estancou! Minha saúde voltou, minha alegria também. Glória a Jesus, pois ele é a nossa Esperança até mesmo na doença! Crê nele nesta noite!

2 – Sim! Jesus é a nossa esperança nesta vida e mesmo depois da morte, ainda há esperança, ___________! Não é verdade, Lázaro?

Lázaro – É verdade, Igreja! Para mim... Bem, para mim realmente não havia mais esperança. Sabem, Jesus era meu amigo, ia a minha casa, comia conosco e nos ensinava. Mas um dia eu adoeci gravemente. Eu sabia que Ele poderia me curar e minhas irmãs, Marta e Maria, logo mandaram chamá-lo. Toda minha esperança nele. Mas os dias se passaram e o meu amigo não veio. Quando eu mais precisei de Jesus, senti-me abandonado por ele! Fiquei triste, afinal, ser traído e desprezado por alguém que você considera seu melhor amigo é terrível! Tanto que morri. Meu corpo passou quatro dias na tumba e minhas irmãs apenas lamentavam. Mas aí ele chegou! Minhas irmãs já estavam tristes, desconsoladas e sem esperança, mas ele não se perturbou. Mandou tirar a pedra do tumulo e clamou: “Lázaro, sai!” Naquele momento meu corpo voltou à vida e eu saí do sepulcro ainda todo enfaixado para a surpresa de todos, até mesmo para a minha! Louvado seja o nome de Jesus, pois mesmo na minha morte ainda houve esperança para mim. Portanto, querida adolescente, não te desesperes, pode parece que Jesus está bem longe, mas ele está bem pertinho de ti e no momento certo, mudará tua tristeza em alegria e a tua luta em vitória!

2 - Deus nos sonda e nos conhece, ___________! Ele sabe o teu desejo de acertar, por isso, Ele é a tua esperança, assim como foi para a Mulher Samaritana.

Samaritana - Sim, isso é verdade! Um dia eu também fui adolescente como você! Tive sonhos, fiz planos, mas tudo aquilo foi destruído como castelos de areia à beira do mar. Tornei-me uma mulher aflita, angustiada e desesperançada. A sociedade me rejeitava... Para todos, eu não valia mais nada! Mas um dia eu cheguei ao poço e Ele estava lá. E Ele não veio apenas pra pedir água, veio para me trazer graça, perdão, compaixão e amor! Ali, naquele dia, à beira do poço de Sicar, eu encontrei razão pra viver! E o Jesus que me trouxe vida e esperança é também o mesmo que está aqui nesta noite para fazer o mesmo por ti! Estás pensando até mesmo em desistir da vida, mas ele hoje te dá razão de viver! Se para muitos tu não tens valor, ele pode te tornar uma verdadeira missionária como fez comigo! Deixa Cristo te tocar nesta noite, receberás o consolo do Espírito Santo e será uma nova criatura!

2 - Glória ao nosso Deus que está presente nesta noite! Vês, ________________, com Deus te ama e cuida de ti?

1 - Sim, ____________________!

2 - Mas ainda mais um exemplo a te mostrar... Paulo, Jesus ainda é esperança nos nossos dias?




Paulo - Sim! Jesus é a Esperança da Glória Eterna! Eu entendo, ________________, que você se sinta triste, desprezada e abandonada, mas Jesus, nunca te abandonou, nem te abandonará! Um dia, eu fui um perseguidor da igreja, mas Jesus se encontrou comigo: deu-me de sua graça e o seu perdão. Seu maravilhoso perdão! Não há pecado que ele não possa perdoar, nem culpa que ele não possa apagar! Não te aflijas em teu coração, pois o mesmo Jesus que me fez um vaso escolhido, também tem te chamado e nomeado para que vás e dês fruto e o teu fruto permaneça! Levanta a tua cabeça, abre agora a tua boca em louvor ao Deus Eterno, dispõe-te nesta hora a fazer a sua vontade e Ele cumprirá os grandes planos que tem para a tua vida! Se te sentes seca como uma árvore, o Rio do Espírito Santo está passando por aqui nesta noite, mergulha nessa águas, deixa o Espírito te envolver e será renovada a tua esperança!

1 - E o Jesus que é a nossa Esperança, está aqui nesta noite!

2 - Está aqui para fazer na tua vida grandes e maravilhosas coisas!

3 - Ele conhece o teu coração e sabe o desejo que tens de lhe servir melhor!

4 - Os seus olhos não te deixam um só instante e todos os teus caminhos estão perante Ele!

5 - Nesta noite, o Rio do Espírito Santo está presente para te renovar!

6 - O Fogo do Espírito Santo está presente para reavivar a chamar no teu coração!

7 - O Óleo do Espírito Santo para curar as feridas em tua alma!

8 - E o Vento do Espírito Santo está presente para soprar para longe os problemas que te afligem!

9 - Abre a tua boca em louvor e adoração ao Senhor que tem renovado as tuas forças!

10 - E se por acaso ainda não te encontrastes com o Jesus que é a nossa Esperança, vem agora, pois Ele está pronto a renovar a tua esperança. Há Esperança para ti!

Todos: Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos.


Ore, jejue, decore e compareça aos ensaios.
Sua dedicação – a garantia de sua participação. Sua participação – a garantia de Deus operar em sua vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário