sábado, 6 de agosto de 2011

EXALTAR-TE-EI, Ó SENHOR, PORQUE TU ME EXALTASTE!



1 – A ti, ó Deus, glorificamos, a ti damos louvor, pois o teu nome está perto, as tuas maravilhas o declaram. Quando eu ocupar o lugar determinado, julgarei retamente. Dissolve-se a terra e todos os seus moradores, mas eu fortaleci as suas colunas. Disse eu aos loucos: não enlouqueçais; e aos ímpios: não levanteis a fronte; não levanteis a fronte altiva, nem faleis com cerviz dura. Porque nem do Oriente, nem do Ocidente, nem do deserto vem a exaltação. Mas Deus é o juiz; a um abate e a outro exalta! Ele também exalta o poder do seu povo, o louvor de todos os seus santos, dos filhos de Israel, um povo que lhe é chegado. Por isso, Louvai ao Senhor!

Todos: Exaltar-te-ei, ó Senhor, porque tu me exaltaste; e não fizeste com que meus inimigos se alegrassem sobre mim!

2 – Querida Igreja, o Deus a quem servimos é aquele que tem o mundo em suas mãos. Nada escapa do seu olhar, pois Ele é onisciente, onipresente e onipotente. Ele conhece a cada pessoa que está sobre o globo da terra. Ele contempla a opressão dos pobres e o gemido dos necessitados. Também conhece a solidão dos ricos e a perturbação dos poderosos. Tudo está sob o controle do Senhor! Ele escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; e escolheu as coisas vis e desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são! Deus escolheu as coisas pequenas deste mundo para realizar grandes e poderosas obras na Terra! Por que:

Todos: O Senhor exalta os humildes e abate os exaltados!

3 – José foi um moço escolhido por Deus! E o Senhor lhe mostrou através de sonhos, ainda na adolescência, quão grande ele seria no futuro! Mas os caminhos de Deus não são os nossos caminhos. Desde a sua mocidade, Deus o conduziu por caminhos incompreensíveis aos seus olhos, e em tudo podemos ver o agir de Deus em sua vida! Deus o livrou da morte pela mão dos próprios irmãos, fê-lo prosperar na casa de Potifar. Mesmo assim, ainda foi caluniado, lançado na prisão e esquecido! Mas até mesmo dentro da prisão, a mão de Deus estava sobre José, pois lá, ele foi colocado como chefe!

4 – Tu podes ser o menor, mas se o Senhor que te exaltar como governador, quem o poderá impedir? Ainda que te ponham na prisão, lá mesmo tu serás exaltado! Se tu permaneceres fiel ao Senhor, onde puseres a tua mão, o Senhor colocará a sua e fará prosperar, pois Ele estará contigo! A obra crescerá, florescerá e produzirá frutos para ti e para os teus inimigos! O que estás passando hoje é a estrada de Deus para ti! Vai seguindo sem desanimar, pois o final será glorioso para ti!

Todos: Porque o senhor é que salva o seu povo e abençoa a sua herança; apascenta-o e exalta-o para sempre!

5 – Não é fácil ser o humilhado, mas aquele que é escolhido por Deus é cheio do Espírito do Senhor, como Davi! E todo propósito de Deus é cumprido em sua vida! Nenhum gigante ficará de pé ante a tua presença! Os demônios fugirão assim como quando Davi, tocando com simplicidade a sua harpa, afugentava o espírito mal que vinha sobre Saul; sendo capitão do exército, foi tremendamente usado por Deus e venceu todas as batalhas! Mas também foi perseguido pelo próprio Saul, escondendo-se no deserto e vivendo como fugitivo, mas no perfeito tempo de Deus, foi exaltado e elevado à condição de rei, porque Deus exalta aquele que se humilha debaixo da sua potente mão!

6 – Alguém te persegue, humilha e até mesmo te despreza porque acho que és pequeno e sem condições? Não te preocupes, o importante é que Deus seja exaltado na tua vida! O Deus que te escolheu, ele te capacitará e te encherá do seu Espírito Santo e tu verás a grande obra que ele fará através de tua vida! Permanece fiel ao Senhor, suporta as humilhações e quando chegar o tempo de Deus, nada, nem ninguém impedirá de te assentares na cadeira que Deus reservou para ti!

Todos: Porque o Senhor é o teu escudo, a tua glória e o que exalta a tua cabeça!


7 – O próprio Jesus é o maior exemplo de humilhação: Mesmo sendo Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.

8 – Se o próprio Jesus precisou se humilhar para nos dar a salvação, porque Eu e você não podemos ser humildes? Jesus suportou as afrontas, o desprezo, as calúnias e injúrias, mas quando ressuscitou, pôde dizer: É-me dado todo poder no céu e na terra! Jesus se humilhou, nasceu num estábulo, cresceu pobre e morreu sozinho, mas o Pai lhe deu um nome que está acima de todos os nomes e um dia todos se prostrarão diante dele! Estás sendo humilhado hoje? Jesus já sentiu o mesmo que você está sentindo, Ele te conhece bem e, no tempo certo, te exaltará!

9 – E você pode até dizer nesta noite: Mas eu não cheguei a ser rei, não tenho família importante, não tenho posição de destaque na igreja, e nem na vida secular. Deus não me exaltou de maneira nenhuma! Mas nós te dizemos nesta noite que o Senhor te tirou do mundo, ele te tirou do lamaçal do pecado, firmou os teus pés sobre uma rocha e pôs um novo cântico na tua boca! Essa é a maior exaltação! Ter os teus pecados perdoados e o teu nome escrito no Livro da Vida! Um dia, irás andar nas ruas de ouro do céu, comer da árvore da vida e morar numa cidade de outro e cristal! Louva ao Senhor, nesta noite, porque Ele te exaltou quando te tirou do mundo e te trouxe para este lugar!

10 – E este __________________________ exalta hoje ao Senhor, porque Ele nos exaltou! Ele nos salvou e redimiu do mundo e nos fez assentar entre os príncipes do seu povo! Durante todo este ano, Ele esteve conosco nos alegrando nas tristezas, nos fortalecendo nas fraquezas e dando-nos vitória nas lutas! Por isso, não podemos deixar de louvá-lo, porque Ele é digno de honras, glórias, louvores e exaltação! Ele é digno que dediquemos as nossas vidas em seu louvor e que demonstremos a sua glória em todas as nossas atitudes. Por isso dizemos:

Todos: Exaltar-te-ei, ó Senhor, porque tu me exaltaste; e não fizeste com que meus inimigos se alegrassem sobre mim!

Ore, jejue, decore e compareça aos ensaios.
Sua dedicação – a garantia de sua participação. Sua participação – a garantia de Deus operar em sua vida!


Nenhum comentário:

Postar um comentário