sábado, 6 de agosto de 2011

E O SENHOR ERA COM O MOÇO!



1 – Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza. O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. Vinde, contemplai as obras do Senhor ; que desolações tem feito na terra! Ele faz cessar as guerras até ao fim da terra; quebra o arco e corta a lança; queima os carros no fogo. Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre as nações; serei exaltado sobre a terra. O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.

Todos: E o Senhor era com o moço!

2 – Não existe nada melhor do que, em dias atribulados como os nossos, termos certeza que Deus está conosco. A sua presença é que nos dá força pra prosseguir em meio às lutas da vida. Em toda a tribulação, a presença de Deus nos faz descansar. Nas lutas, a sua presença é garantia da nossa vitória. E o nosso Deus não faz acepção de pessoas: Ele está com o adulto e também com a criança; com o homem e com a mulher; com o rico e com o pobre; com o jovem e também com o adolescente. Ainda que todos te abandonem o nosso Deus não te deixará, ou abandonará. Nunca penses que Deus está bem longe, no mais alto dos céus, pois ele está contigo, ao teu lado e também dentro de ti. E nesta noite, Ele diz para você:

Todos: Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.

3 – Quando Hagar foi despedida por Abraão com filho Ismael, pensavam que tudo estava perdido. A água havia acabado, o pai também. Estavam sozinhos em meio ao deserto e sem chance de sobrevivência! Mas o nosso Deus, é um Deus fiel que cumpre com o que promete! E Deus havia prometido a Abraão, que Ismael seria uma grande nação. E quando tudo parecia acabado, eis que Hagar pos o menino debaixo de um arbusto e afastou-se para não vê-lo morrer. Mas o meu Deus e o teu Deus, Igreja, o Deus que nunca deixa de ouvir um coração contrito e angustiado, ouviu o choro de Ismael e enviou um Anjo naquele momento e abriu um poço aos olhos de Hagar e do moço. E assim, prosseguiram na sua jornada e Ismael veio a ser uma grande nação porque o Senhor era com ele!

4 – Muitas vezes, pensamos que estamos sós e com isso ficamos abatidos, fechados em nós mesmos e parece não haver solução. Ficamos como Gideão, nos vemos sozinhos em meio ao lagar, sem nenhuma ajuda, nenhuma esperança! Nessas horas, as maravilhas e promessas de Deus parecem ficar num passado esquecido e achamos que Ele nem sequer está olhando para nós. Mas é aí que ele aparece e nos diz: Vai nesta tua força! Não importa se ela é grande ou se é pequena, a ordem de Deus é que você vá! O resto ficará com ele! Não temas os midianitas, filisteus, moabitas ou seja o que for! Deus está contigo e a ordem para ti nesta noite é:

Todos: Esforça-te e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo, por onde quer que andares.

5 – Um adolescente vitorioso é aquele que Deus está com ele, assim como esteve com Davi! Oremos para que, quando as pessoas olharem para nós, possam dizer o mesmo que disseram dele: É valente, e animoso, e homem de guerra, e sisudo em palavras, e de gentil presença; o SENHOR é com ele! Que nesses dias de trevas, possamos levantar bem alto a bandeira do calvário, pregando a palavra de Deus, cheios de coragem e ousadia! Que estejamos prontos a animar a outros com nosso testemunho a também se converterem; que estejamos empunhando as armas da boa milícia da fé nesta luta contra o mal! E que a cada dia a presença de Deus seja vista em nossas vidas!

6 – Quando Deus está conosco, mesmo que tudo esteja contrário, podemos ver a sua obra aparecer em nossas vidas. O jovem José é um grande exemplo. Mesmo tendo sido desprezado, vendido e caluniado, podemos ver que a mão do Senhor não se afastou dele. Onde ele punha a sua mão, o Senhor fazia prosperar! Isso é ter comunhão com Deus. É ver que, mesmo nas lutas e nas dificuldades, quando somos sinceros para com Deus, Ele não nos desampara, não nos deixa ao léu. Ele cuida de nós como um pai amoroso cuida dos seus filhos. Quando Deus está conosco, ele confirma a obra das nossas mãos e ao final, ele nos exalta e cumpre em nós o seu divino propósito!

Todos: O Senhor está comigo; não temerei o que me pode fazer o homem!

7 – No entanto, para contarmos com a presença de Deus em nossas vidas, temos que estar de acordo com a sua palavra. Se deixarmos o Senhor e não cumprirmos os seus mandamentos, ele nos deixará! Sansão não foi fiel ao Senhor, por isso, quando menos esperou, o Espírito do Senhor se tinha retirado dele. E foi preso, humilhado, escravizado e ainda perdeu os 02 olhos! Precisamos vigiar, queridos adolescentes, pois O inimigo está em derredor, bramando como leão buscando a quem possa tragar! Se não tivermos a presença de Deus conosco, seremos derrotados! Mas Cristo veio para desfazer as obras do diabo! Fica firme na presença de Deus, obedecendo as sua palavra e serás um vitorioso!

8 – E hoje, estamos felizes e agradecidos a Deus porque Ele sempre está conosco. Durante este ano, muitas foram as lutas e dificuldades, mas esta União de Adolescentes sempre pôde dizer: somos mais do que vencedores porque o Senhor está conosco. Quando as águas rugirão e se levantaram, o Rio de Deus se fez presente entre nós e nos alegrou. Quando pensávamos estar encurralados e não víamos saída, o Senhor dos Exércitos pelejou por nós: quebrou os arcos e as lanças e deu-nos vitória! Por isso o louvamos e bendizemos, pois sabemos que ele nunca nos deixa, nem nos desampara. O Senhor está sempre conosco!

Todos: Assim como esteve com Ismael, José, Davi e Daniel, o Senhor está comigo, está contigo! O Senhor está conosco!

Ore, jejue, decore e compareça aos ensaios.
Sua dedicação – a garantia de sua participação. Sua participação – a garantia de Deus operar em sua vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário