sábado, 6 de agosto de 2011

ATENDE, POIS, A ORAÇÃO DO TEU SERVO E A SUA SÚPLICA!

1 – E ajoelhou-se Salomão em presença de toda a congregação de Israel, e estendeu as suas mãos para o céu e disse: Ó Senhor Deus de Israel, não há Deus semelhante a ti, nem nos céus nem na terra; que guardas a aliança e a beneficência aos teus servos que caminham perante ti de todo o seu coração. Que guardaste ao teu servo Davi, meu pai, o que lhe falaste; porque tu pela tua boca o disseste, e pela tua mão o cumpriste, como se vê neste dia. Agora, pois, Senhor Deus de Israel, cumpra-se a tua palavra, que disseste ao teu servo Davi. Mas, na verdade, habitará Deus com os homens na terra? Eis que os céus, e o céu dos céus, não te podem conter, quanto menos esta casa que tenho edificado? Ouve, pois, as súplicas do teu servo, e do teu povo Israel, que fizerem neste lugar; e ouve tu do lugar da tua habitação, desde os céus; ouve pois, e perdoa. Que os teus olhos estejam dia e noite abertos sobre este lugar, de que disseste que ali porias o teu nome; para ouvires a oração que o teu servo orar neste lugar.

T – Atende, pois, a oração do teu servo e a sua súplica!

2 – A Oração é o meio pelo qual o crente se comunica com Deus. Orar é falar com Deus e ter certeza de que ele nos ouve. Muitas vezes, a oração expressa um agradecimento a Deus por algo recebido de sua parte. Em outras, é uma conversa íntima com o nosso amigo e Salvador, onde abrimos os nossos corações e ele nos entende e nos consola. Mas há momentos, em que estamos em momentos difíceis de grande aflição e a nossa oração é uma súplica ao Senhor, para que ele nos socorra e nos livre das nossas angústias! E Ele que é o nosso refúgio bem presente na angústia, nos socorre e concede vitória!

3 – Podemos ver isso na vida de Ana. Ela era uma mulher casada e amada pelo seu marido, porém, era estéril e não tinha filhos, enquanto Penina, a outra mulher de Elcana os tinha. E o opróbrio e as afrontas enchiam de angústia o coração de Ana. Mas um dia, ela entrou na casa do Senhor e derramou perante ele toda a sua súplica e a sua angústia era tanta, que nenhum som saía da sua boca e o próprio sacerdote chegou a pensar que ela estava embriagada. Mas Deus, que é o juiz de toda aterra, que abate, mas também exalta, que do pó levanta o pequeno e do monturo ergue o necessitado, lhe atendeu, dando-lhe Samuel, que foi mais tarde um instrumento vivo nas mãos de Deus!

T – Alguém te despreza? Ora ao Senhor e verás que ele julgará a tua causa contra o teu inimigo!

4 – Sansão foi o homem que Deus levantou para livrar a Israel das mãos dos filisteus. Porém, Sansão não vigiou e caiu nas mãos dos seus inimigos, os quais o aprisionaram e tiraram a sua visão. E naquela situação, Sansão arrependido clamou ao Senhor, suplicando-lhe mais uma chance e Deus, que se levanta para atender o clamor do aflito e o gemido do necessitado, lhe concedeu forças, pois ele não despreza um coração humilhado e contrito. E Sansão derrubou o templo de Dagom e milhares de filisteus!

T – A jornada está difícil? Pede força a Deus e ele te ajudará a prosseguir na caminhada!

5 – Ezequias foi um grande homem de Deus, que fez o que era reto aos olhos do Senhor e andou segundo os caminhos de Davi. Mas um dia, a enfermidade o afligiu e Deus lhe enviou o profeta Isaías dizendo: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás! Como foi dura aquela palavra para Ezequias!... Mas ele virou o seu rosto para a parede e suplicou ao Senhor, mostrando-lhe tudo quanto tinha feito e Deus lhe enviou mais uma vez Isaías dizendo: “Ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas, eis que acrescentarei aos teus dias 15 anos”!

6 – Porém, suplicar é rogar com insistência e humildade. Será que teu coração é humilde quando buscas ao Senhor? A Bíblia nos diz que Deus exalta o humilde, mas ao soberbo ele conhece de longe! Queres vitória? Achega-te ao Senhor com um coração quebrantado e um espírito contrito. Humilha-te debaixo da potente Mão de Deus que no tempo certo ele te exaltará!

7 – O Profeta Elias, usado por Deus, profetizou que não choveria e o céu não deu mais chuva, nem o orvalho sobre a terra. Porém, para que voltasse a chover, o negócio foi diferente. Elias subiu ao monte e pôs-se a suplicara o Senhor da sua misericórdia. E orou uma, duas, três vezes e nada! Mas Elias não desistiu, ele suplicou com insistência e na sétima vez, o moço viu uma pequena nuvem, como a mão de um homem e grande foi a chuva que Deus derramou naquele dia! Queres ver a mão de Deus estendida sobre a tua vida? Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele e ele tudo fará!

8 – Quantas vezes a angústia e a tristeza não fizeram desfalecer o coração de Bartimeu? A dor de perder a visão e viver à beira da estrada de Jericó a esmolar o machucava muito. E muito tempo ele ficou naquela situação, à espera de que alguém lhe desse alguma coisa. Mas um dia, ele ouviu que por ali passava Jesus de Nazaré! E ele pôs-se a clamar: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! E muitos diziam para que ele se calasse, mas ele não desistiu, ele perseverou até que o Mestre mandou chamá-lo e restaurou-lhe a vista! Quem sabe faz tempo que você ora e a resposta não chega. Queres desistir? Não desista, pois o Senhor que ouviu as súplicas de Bartimeu está aqui, para responder a tua oração!

T – A vitória não é para os ficam no meio do caminho, mas para aqueles que chegam até o final! Persevera na oração e verás a resposta do Senhor!

9 – E é assim que devemos fazer nos dias de hoje! O Deus que operou no passado, continua operando no presente e os seus ouvidos estão sempre atentos às orações dos seus servos! Como ele ouviu a súplica de Ana, ouve a tua também! Queres saúde? Faze como Ezequias! Anda em sinceridade para com Deus e suplica-lhe com humildade. Se está demorando, segue o exemplo de Elias e Bartimeu, não pares de clamar, enquanto não chegar a resposta! Queres providência na tua família? Apresenta-os ao Senhor, assim como a Igreja apresentou a Pedro e Deus o livrou da prisão!

10 – E é por isso, que este Círculo de Oração está em festa! Durante esses ------- anos, aqui neste lugar, nós expomos as nossas súplicas ao Senhor, pois o que se achega a Deus com um coração humilhado e contrito recebe vitória! E temos visto as bênçãos de Deus derramadas sobre este lugar: Ele tem salvado, batizado e curado muitas enfermidades, aberto as portas de emprego, pois foi o Senhor que o determinou, quem pois o invalidará? E ele permanece com os seus ouvidos atentos à nossa oração. Os nossos filhos e esposos têm sido libertos e os laços têm sido quebrados porque a sua mão está estendida sobre este lugar, quem pois a fará voltar atrás? E a razão de toda esta festa é porque...

T – O Senhor tem ouvido a nossa oração e a nossa súplica!
                                                                                              irmã;marta

Nenhum comentário:

Postar um comentário