sábado, 6 de agosto de 2011

ATÉ VÓS MESMOS ESTAIS AINDA SEM ENTENDER?


1 – Eis que Deus é grande, e não o podemos compreender; o número dos seus anos não se pode calcular. Porque reúne as gotas das águas que derrama em chuva do seu vapor. Porventura, também se poderão entender a extensão das nuvens e os trovões da sua tenda? Eis que estende sobre elas a sua luz e encobre os altos do mar. Atentamente ouvi o movimento da sua voz e o sonido que sai da sua boca. Ele o envia por debaixo de todos os céus e a sua luz, até aos confins da terra. Depois disto, brama com grande voz, troveja com a sua alta voz; e, ouvida a sua voz, não tarda com estas coisas. Com a sua voz troveja Deus maravilhosamente; faz grandes coisas que nós não compreendemos.

Todos: Até vós mesmos estais ainda sem entender?

2 – Querida igreja, quão insondáveis são os pensamentos do nosso Deus e quão misteriosos são os seus caminhos! Por mais que tentemos nunca poderemos compreender os seus maravilhosos intentos. Ele escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; e escolheu as coisas vis e desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são! A sua loucura é mais sábia do que os homens; e a sua fraqueza é mais forte do que os homens. E se Ele decide fazer algo, quem pode intervir, pois nem sequer os seus pensamentos podem ser impedidos!

Todos: Até vós mesmos estais ainda sem entender?

3 – Quem pode chegar a entender os grandes mistérios de Deus? Por que sendo Ele auto-suficiente, resolveu criar o mundo e colocar nele o homem? Por que sendo tão grande e poderoso, se importa com cada ser que criou, dando-lhes o sustento e conservando-lhes a vida? Por que mesmo o homem tendo se distanciado, Deus continua a amá-lo, dando-lhe oportunidades de salvação? Ninguém pode explicar ou entender. Mas, pela Bíblia, podemos perceber o amor de Deus pelo homem ao longo da história. Mesmo quando parece que Ele está distante, suas mãos continuam dirigindo a história humana. Os grandes feitos de Deus significam que Ele quer fazer grandes coisas e que a história pode se repetir nas nossas vidas também.

4 – Quem poderia pensar que um prisioneiro estrangeiro se tornaria governador sobre o Egito? Mas é Deus quem faz isso e quem pode dizer “não” quando ele quer operar na vida de alguém? Ainda que o caminho seja difícil e pareça não haver esperança, Deus está trabalhando! Ele tirou José do meio de sua família, sendo vendido pelos próprios irmãos. No Egito, Deus demonstrou que estava com José fazendo prosperar tudo aquilo em que estava a sua mão. Mas, mesmo assim, José foi caluniado, lançado numa prisão e esquecido. Quem o visse, poderia até pensar que aquele era o seu fim. Mas esse não era o plano de Deus! E quando José saiu da prisão, foi para vestir roupas novas, com um novo nome e todo povo, até mesmo Potifar e sua mulher, até mesmo seus próprios irmãos tiveram que curvar-se diante dele!

Todos: Porque o Senhor Jeová opera em nós tanto o querer quanto o efetuar!

5 – Quem poderia entender que o maior perseguidor da Igreja se tornaria o maior pregador de evangelho? Ninguém consegue entender, mas Deus faz assim. Ele se encontra com o homem e dá-lhe sua graça e perdão. Seu maravilhoso perdão! Não há pecado que Ele não possa perdoar, nem culpa que Ele não possa apagar! Não te aflijas em teu coração, assim como Ele fez de Paulo um vaso escolhido, também irá se encontrar com aquele teu parente, teu vizinho ou colega que tanto despreza o evangelho! Jesus é poderoso para transformar vidas e mudar o quadro. Continua orando, pregando o evangelho, dando o teu testemunho e um dia verás a semente brotar e produzir frutos!

6 – Mas mesmo que não entendamos a vontade de Deus para nossas vidas, mesmo que não possamos enxergar o final de seus planos para nós, nunca devemos deixar de obedecer ao Senhor, pois há caminho que ao homem parece ser bom, mas o seu final é a morte! Sansão foi um homem escolhido e usado por Deus para julgar e libertar o seu povo das mãos dos filisteus! Mas deixou-se envolver pelas mulheres estranhas e isso lhe custou os olhos, a liberdade e por fim a sua vida! Meu amigo adolescente, os caminhos que Deus preparou para ti são excelentes, os pensamentos de Deus para ti são de bênçãos e paz! Eis que larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à perdição! O caminho do céu é estreito, mas ele te conduzirá à vitória em nosso Senhor Jesus Cristo! Não te embaraces, olhando para a direita ou para a esquerda, mas olha sempre para Jesus, o autor e consumador da nossa fé!
Todos: Tu não estás entendendo hoje o trabalhar de Deus, mas entenderás depois!

7 – A encarnação de Cristo é outro mistério que não podemos entender. Como imaginar que um Deus, infinito, auto-suficiente, todo poderoso, grandioso, rodeado de glória e de luz e adorado por todos os anjos, resolve despir-se de sua glória e vestir-se de um corpo mortal. Aqui teve fome, sofreu cansaço, precisou dormir, teve que esperar 9 longos meses para ser gerado e ainda no ventre enfrentar a longa viagem de Belém a Galiléia para nascer, crescer e morrer pelos nossos pecados. Seria você capaz de um sacrifício tão grande, mesmo sabendo que aqueles por quem iria morrer o rejeitariam, desprezariam e humilhariam? Pare um momento e medite no grande sacrifício de Jesus para que você hoje estivesse aqui, livre da condenação do pecado, louvando e exaltando o seu nome!

Todos: Com efeito, grande é o mistério da piedade: Aquele que foi manifestado na carne foi justificado em espírito, contemplado por anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, e recebido acima na glória!

8 – E hoje, louvamos a Deus, porque o mundo não entende, às vezes até nós mesmos não entendemos, mas Ele nos em sustentado. É a sua graça que nos mantém de pé. Quando pensamos em desistir e desanimar, o seu Espírito Santo no renova e nos dá forças de um modo como nunca pensamos. Nas tristezas, Ele nos alegra e nas lutas, Ele é a nossa vitória! Assim como foi com Ester, Ele tem sido conosco e não tememos os Hamãs do mundo! Como esteve com Ananias, Misael e Azarias, Ele nos tem livrado da fornalha de fogo e das mãos dos homens maus! E quem é que pode entender esse mistério? Mas se Deus é por nós, quem será contra nós? Quem pode frustrar os seus planos? Estamos aqui nesta noite, louvando o seu nome e agradecendo por mais um ano de vitória por que:

Todos: Ainda que não possamos entender tudo, temos um Deus que revela os segredos e opera maravilhas no céu e na terra e ele está presente aqui nesta noite. Estás ainda sem entender?


Ore, jejue, decore e compareça aos ensaios.
Sua dedicação – a garantia de sua participação. Sua participação – a garantia de Deus operar em sua vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário